quinta-feira, 10 de outubro de 2013

BUMON – (Pratica Marcial)

03-. BUMON – (Pratica Marcial)
“O importante não é a ação premeditada e sim, a reação instintiva que refleti a disciplina, equilíbrio, e a força do espírito. Então tenha a disciplina, equilíbrio e a força; O discernimento, peça ao Criador Deus todos os dia”. (Martinho Falcão)
Partindo do principio da dinastia Song na China (Século XII): Meus estudos marciais filtrou-se  nas Artes Militares, e nas formas antigas e modernas do Box Kenpô dos templos chineses, em particular o Chin-Na (agarrar e controlar) formas de Defesa Pessoal dos monges de Shaolin com 04 etapas:
1º - Divisão muscular,
2º - Deslocamento ósseo,
3º - Impedimentos do luxo de ar ou sangue,
4º - E pressão nos pontos de energia.

Qin Na ou Chin-Na:
"Qin"  em Chinês significa "agarrar ou apanhar" tal como um falcão agarra um coelho. "Na"  significa "segurar ou controlar". Como tal, Qin Na pode ser traduzido como "agarrar e controlar".

Falando de uma maneira geral e, para que a capacidade de combate seja eficiente, todos os estilos chineses têm quatro categorias de técnicas: Pernas (Ti), Mãos (Da), Projecções (Shuai,) e (Qin Na), categoria que contem técnicas de agarrar as quais se especializam em controlar e imobilizar articulações, músculos ou tendões.
Existem cinco categorias de Qin Na :
•  Dividir os Músculos/Tendões ou Agarrar os Músculos /Tendões Fen Jin ou Zhau Jin Fen Jin refere-se ás técnicas que causam rupturas nos músculos/ tendões ao torcerem e dobrarem as articulações. Zhua Jin refere-se ao agarrar, pressionar e puxar de músculos/tendões.
•  Deslocar os Ossos Cuo Gu
CuoGu são as técnicas que causam luxações ao exercer-se pressão sobre as articulações na direcção errada do movimento natural dos ossos.

•  Selar a Respiração Bi Qi
Bi Qi são as técnicas que causam insuficiência respiratória podendo ser feito de três formas: por estrangulamento da traqueia, por ataque aos m
músculos que envolvem os pulmões ou por ataque a pontos de acumpressão específicos ou terminações nervosas.

• Pressionar ou Selar as Veias/Artérias Dian Mai ou Duan Mai Dian Mai ou Duan Mai são as técnicas que causam insuficiência circulatória ao nível dos vasos sanguíneos, podendo ser feito por pressão impedindo a circulação do sangue ou por ataque causando rotura dos vasos.

•  Pressionar os Meridianos ou Pontos de Acupuntura Dian Mai ou DianXue Dian Mai ou DianXue são as técnicas que afetam ou perturbam a circulação do Qi através de ataques cirúrgicos a 108 pontos de acupuntura. A capacidade de penetração dos ataques e a hora correta são determinantes para o sucesso desta categoria na ACK/Sun-tsu.
 
A força do meu kenpô esta na aplicação da filosofia tanto para a defesa pessoal como para medicina oriental e a moral. Então, no conhecimento e treinamento do Kempô “O importante não é a ação premeditada e sim, a reação instintiva que refleti a disciplina, equilíbrio, e a força do espírito. Então tenha a disciplina, equilíbrio e a força; O discernimento, peça ao Criador Deus todos os dia”.                          
 Louvado seja o senhor e criador Deus!

A formação do nosso estilo de Kenpô/kempo: é oriundo do nosso estilo matriz BOX YAO TUNG CHAO (Box Falcão Garra de Ferro) tanto na técnica como na filosofia; Tendo como linha de transição os sistemas de  (Box kempô  e o Kempô – Jutsu) que formam o Sistema/Estilo BOX KEMPÔ JUTSU - RYU.
Linha japonesa de Transição.
* BOX KEMPÔ JUTSU RYU (Técnica do Dragão boxeador do método de punhos chinês)
* TAI-JUTSU (A grande técnica) Defesa Pessoal.
Dos Punhos:
- Tigre / Serpente / Leopardo / Louva – deus /Dragão / Garça / Leão /Urso.
- Punho de Ferro
- Palma de Ferro
- Punho e a Palma de Monge.
- Palma do Vento.
- Punho e a garra do Falcão.
Qi Gong
Qi  é definido como a energia do universo e Gong significa trabalho árduo ou estudo.
Assim sendo, Qi-gong significa "o estudo da energia Natural".
A ciência Ocidental identificou um potencial bioeléctrico no corpo do ser humano que poderá ser um dos aspectos primários da energia Qi. Esta bioeléctrecidade é reconhecida pela Associação ACK/Sun-tsu como uma área importante no estudo e pesquisa do Qi-gong. O estudo do Qi pode abranger áreas como a saúde, longevidade e artes marciais, seguindo os métodos desenvolvidos pelos Budistas, Daoistas e artistas marciais. pode abranger áreas como a saúde, longevidade e artes marciais, seguindo os métodos desenvolvidos pelos Budistas, Daoistas e artistas marciais.
Na AssociaçãoACK/Sun-tsu treinou-se também por mais de Dez anos (anos 80) o estilo de Mestre Lee Chang (Box de Bai Mey), partir dos anos 90 se treina o “estilo Yang - Chen” método particular do Mestre Martinho Falcão (Sun Mǎ ěr ti nuò).o Estilo ganhou particularidades encontradas no Estilo praticado por Yang Luchan, através Pan Ho e Tung Yi Kin,no ( Tai Chi de Dong) dando ênfase a metodologia que explora a energia espiral (SAN TZU JING), energia de explosão (FA JING) e energia da quietude (ZHANG ZHUAN).
A prática do Qi-gong tem várias formas que podem ir desde os exercícios (suaves ou duros), meditação (em pé ou sentada ) ou massagem.

Na Associação ACK/Sun-tsu os programas de Qi-Gong são diversos e abrangem:
•  Fundação do Qigong - A Teoria e a Sensação do Qi (Qi-Gong Ji Chu) .
•  Qi-Gong Medicinal - para Curar ou Manter a Saúde (Bao Jian Qi-Gong) .
•  Qi-Gong Duro - para a Saúde e Artes Marciais (Ying Qi-Gong) .
•  Qi-Gong Suave - para a Saúde e Artes Marciais Internas (Ruan Qi-Gong) .
•  Massagem Qigong Geral - para a Saúde e Relaxamento (Pu Tong AnMo) .
•  Massagem Tui Na, Dian Xue e Massagem Qi - para Curar (Tui Na, Dain Xue, Qi Na Mo) ,
•  Pequena e Grande Circulação – Qi-Gong do Elixir Interno (Nei Dan Qi-Gong) .
•  Qi- Gong da Mudança dos Músculos/Tendões e da Lavagem do Cérebro/Medula - para a Iluminação e Longevidade (Yi Jin Jing, Xi Sui Jing Qi-Gong).

Nenhum comentário:

Postar um comentário